| Leitura Geeks Espaço para os fãs de Literatura, HQs & Graphic Novels e discussão e avaliação de periódicos nacionais e internacionais. |
![]() |
|
|
Opções do Tópico |
|
|
#1 | |||||||||||
|
Field Commander Cohen
![]()
Data de Entrada: 01 Jul 2008
Local: Paraíba
Karma: 6 (1190) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
Os Leões de Bagdá remete, a princípio, a O Rei Leão, famosa animação da Disney, por também ser protagonizado por leões com comportamentos homólogos ao do Homem, e por um dos seus personagens - o infante do grupo, Ali - ser claramente inspirado no jovem Simba. Essa impressão, todavia, logo se dissipa quando o leitor é posto a presenciar, em caráter de flashback, uma forte cena de estupro de uma de suas protagonistas, a hoje idosa Safa. Posteriomente, as cenas de violência gráfica e o semblante dos corroboram: este não é um livro para crianças.
Os Leões de Bagdá é uma fábula de forte tom político que narra o cotidiano do grupo de lões do título, que enfim alcançam a tão almejada liberdade quando o zoológico em que se encontram é bombardeado e destruído por caças americanos. A trama, então, muda de ambiente; do zoológico para a destroçada cidade de Bagdá, onde eles se virão forçados a superar muitos empecilhos e desafios se quiserem sobreviver, mostrando que a tão sonhada liberdade pode vir com um preço alto demais. O bando de leões é composto por quatro indivíduos, cada um com personalidades muito bem delineadas e imbuídos de idelogias e crenças distintas, decorrentes dos diferentes contextos de que cada um veio: Safa, a anciã, nasceu e viveu na mata, da qual ela guarda amargas lembranças e, por isso mesmo, é a menos excitada com a ideia de regressar ao mundo selvagem; Noor, a “cabeça” do grupo, também nasceu nas selvas mas cresceu no Zoológico, portanto, uma visão idealista do que é viver lá fora, ansiando pelo dia em que poderá enfim caçar a sua comida ao invés de simplesmente ganhá dos tratadores; Zill é O leão do grupo, ele assume uma postura zen a maior parte do tempo, intervendo apenas quando absolutamente necessário; e Ali, o filhote de Noor com Zill, cuja ingenuidade, vitalidade e bom-espírito são postos à prova perante o cruel mundo que o espera fora das jaulas. ![]() Brian K. Vaughan prova-se mais uma vez um roteirista talentosíssimo, demonstrando um tato formidável tanto para a construção dos personagens, que rapidamente cativam e ganham a nossa simpatia, quanto pelo storytelling, dotado de um subtexto político bem evidente, mas sutil o suficiente para permitir múltiplas interpretações dos muitos simbolismos que permeiam a obra. Aliada à extraordinária escrita de Vaughan, encontra-se a inspirada arte de Niko Henrichon, nome desconhecido dos quadrinhos alternativos canadenses que, aqui, faz o seu debut nos quadrinhos asmericanos da melhor forma possível. Seu traço é levemente rabiscado, porém rico em detalhes, capaz de transmitr com exatidão as emoções dos personagens por meio de feições bastante expressivas. Impressiona, também, o fato de esta ser a sua segunda graphic novel, sinalizando que ele ainda tem bastante potencial de crescimento como artista. No Brasil, o título foi lançado pela Panini, numa edição caprichadíssima direcionada às livrarias, por um preço formidavelmente baixo: R$19,90, publicada em formato 17 x 26 cm e em papel couché. 140 páginas. |
|||||||||||
|
|
|
| Sponsored Links |
|
|
#2 | |||||||||||
|
Darkness is Coming
![]()
Local: Campo Grande - MS
Karma: 14 (2628) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Torneios ganhos: 2 |
0
Ótimo preço. Vou procurar.
|
|
|
|
#3 | |||||||||||
|
Field Commander Cohen
![]()
Local: Paraíba
Karma: 6 (1190) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
A Saraiva renovou o seu estoque do gibi, recentemente. Aproveitem enquanto podem.
|
|||||||||||
|
|
|
|
|
#4 | |||||||||||
![]()
Data de Entrada: 05 Jul 2008
Karma: 21 (4063) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
Achei no Submarino também pelo mesmo preço. O frete tá mais barato do que na Saraiva.
|
|||||||||||
|
|
|
|
|
#5 | |||||||||||
|
The Rover
![]()
Data de Entrada: 29 Jul 2008
Karma: 21 (4132) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
Nossa, não lembrei desse tópico. Li essa HQ no semestre passado. A Izze ganhou e me emprestou. A arte é linda e a história me agradou bstante.
Valeria a compra.
|
|
|
|
#6 | |||||||||||
|
ain't gonna study war no more
![]()
Data de Entrada: 08 Aug 2008
Karma: 6 (1128) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
to querendo comprar des da época q tava procurando hw pra dar de niver pro mindu, no ano passado, vi na sariava e me apaixonei pela arte e fiquei bem curiosa com a história. se eu encontrar num msm lugar outro livro q eu quero e comrpar esse junto e ter um desocntão, quem sabe...
|
|
|
|
#7 | |||||||||||
|
Deschanel
![]()
Data de Entrada: 30 Jul 2008
Local: São Leopoldo - RS
Karma: 7 (1228) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
Linda essa HQ. Foi a primeira que li. xD
Achei lindo e tri triste. Quase me arrependo de ter dado a HQ pro amigo do Thui. >.< |
|||||||||||
|
|
|
|
|
#8 | |||||||||||
|
The Rover
![]()
Data de Entrada: 29 Jul 2008
Karma: 21 (4132) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
Ele vai gostar de saber disso.
|
|
|
|
#9 | |||||||||||
|
Deschanel
![]()
Data de Entrada: 30 Jul 2008
Local: São Leopoldo - RS
Karma: 7 (1228) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
Não disse que me arrependi. Disse que "quase" me arrependi.
O quadrinho vai ser muito mais últil pra ele do que pra mim.
|
|||||||||||
|
|
|
|
|
#10 | |||||||||||
![]()
Karma: 21 (4063) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
Comprei no fim de semana. Deve chegar até quarta. \o/
|
|||||||||||
|
|
|
|
|
#11 | |||||||||||
![]()
0
Li ontem e depois fiquei pensando que os 19,90 que cobram dela é barato demais. Uma graphic novel do naipe de Leões de Bagdá deveria custar bem mais; só assim fariam justiça à fodidez extrema do material.
A arte é linda e a história flui sem firulas; envolve do começo ao fim. Vaughan é o cara. |
|||||||||||
|
|
|
|
|
#12 | |||||||||||
![]()
Data de Entrada: 15 Jul 2008
Local: SP - SP
Karma: 6 (1162) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
Comprou onde fera? Por esse preço ai, me animo de comprar.
|
|||||||||||
|
|
|
|
|
#13 | |||||||||||
![]()
0
Velho, comprei no Submarino, mas descobri agora há pouco que nas Americanas tá R$ 17,90. O frete nas duas lojas pra SP custa R$ 2,00.
http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/2548810 |
|||||||||||
|
|
|
|
|
#14 | |||||||||||
![]()
Data de Entrada: 15 Jul 2008
Local: SP - SP
Karma: 6 (1162) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
Uia, vou incluir na minha proxima compra do submarino, já que não é promoção rola de esperar um pouco.
|
|||||||||||
|
|
|
|
|
#15 | |||||||||||
|
Darkness is Coming
![]()
Local: Campo Grande - MS
Karma: 14 (2628) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Torneios ganhos: 2 |
0
Li hoje. Fantástica realmente, mas bem curta. Eu terminei numa sentada só e fiquei surpreso que já tinha acabado.
|
|
|
|
#16 | |||||||||||
|
high five
![]()
Karma: 19 (3609) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
Dei de presente pro meu irmão de 11 anos, depois que li claro.
|
|||||||||||
|
|
|
|
|
#17 | |||||||||||
|
Çedussaum!
![]()
Data de Entrada: 03 Aug 2008