| Leitura Geeks Espaço para os fãs de Literatura, HQs & Graphic Novels e discussão e avaliação de periódicos nacionais e internacionais. |
![]() |
|
|
Opções do Tópico |
|
|
#1 | |||||||||||
|
Field Commander Cohen
![]()
Data de Entrada: 01 Jul 2008
Local: Paraíba
Karma: 6 (1190) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
Em A Piada Mortal, Alan Moore (Watchmen, V de Vingança) e Brian Bolland desconstruíram - e, no processo, redefiniram - a relação entre dois dos personagens mais emblemáticos das HQs: Batman, o Cavaleiro das Trevas de Gotham City, e Coringa, o Palhaço Psicótico. Vistos até então como antíteses um do outro, Moore e Bolland estabeleceram um paralelismo inédito entre os dois, visualizando-os não como seres opostos, mas, sim, como o mesmo lado de uma moeda observada de ângulos diferentes, partilhando de um mesmo elemento em comum. Um dia ruim. Para Batman - ou melhor, Bruce Wayne - esse “dia ruim” se manifestou na forma do assassinato de seus pais por parte de um assaltante ordinário, quando ainda uma criança; para o Coringa, na forma da morte de sua esposa grávida num acidente industrial, temperado pelo seu próprio fracasso profissional e pessoal. Como consequência, Bruce optou por seguir o caminho do vigilantismo, adotando o semblante do ser que outrora mais temeu - o morcego - visando perpretar o mesmo medo inefável da infância na pele dos criminosos; o Coringa escolheu abraçar a loucura nua e crua, a negar ruidosamente todas as convenções e normais sociais que costumavam castrá-lo, a afastar-se o tanto quanto possível daquele ser patético e fracassado que costumava ser, tratando o passado como um vespeiro a se evitar. Tais traumas foram instrumentais para delinear as suas vindouras personalidades de herói e vilão, as quais são, no fundo, meros subterfúgios, portos seguros contra toda a dor, desespero e vazio que os acometem. A diferença primodial entre os dois - e o quê, de certa forma, os define como algozes - é que enquanto o Coringa reconhece o aspecto escapista de sua condição, inclusive se gabando dela, Batman se nega a enxergar o absurdo que representa a idéia de um homem correndo por ai vestido de morcego, escondendo-se por detrás de frágeis racionalizações, procurando imprimir um propósito ao que faz e como faz. Para o Coringa, as bases que sustentam e guiam a nossa sociedade são frágeis como um castelo de cartas, e que basta um pequeno sopro para fazê-la desmorononar e transformar o mais ordinário dos homens em alguém como ele. Que nossas noções de ordem e sanidade são desprovidas de significado real, meros véus que encobrem a realidade crua da vida. E é a sua tentativa de provar o seu ponto que se trata A Piada Mortal. ![]() A graphic novel tem início com Batman chegando ao Asilo Arkam, intencionando ter uma conversa com o seu arqui-inimigo, uma última tentativa de resolver suas desavenças antes que a guerra travada entre os dois culmine na morte de um deles - ou de ambos. Mas as coisas não se desenrolam muito bem quando o Homem-Morcego percebe que o Coringa na cela não passa de um impostor, o verdadeiro estando lá fora. Não demora muito para vislumbrarmos o Palhaço do Crime em ação, pondo em prática o seu plano - que também envolve o sequestro do maior aliado do Batman, assim como o aleijamento (e, quiçá, estupro) de um outro super-herói, cujas ramificações se vêem até hoje. Intercalando-se à ação no presente, acompanhamos uma série de flashbacks do Coringa, que evidenciam o homem que existe por trás da máscara, explicando suas ações e esclarecendo a origem de suas deturpadas idéias. ![]() Edição em P&B da Opera Graphica À parte disso, vale ressaltar que essa edição especial foi totalmente recolorizada por Bolland, que nunca se mostrou satisfeito com a colorização original, feita às pressas por John Higgins (que voltaria a trabalhar com Moore pouco tempo depois em Watchmen), encarregado de última hora para a tarefa. A palheta de cores se tornou mais orgânica e contida, encaixando-se como uma luva no clima da HQ, além de permitir ao ilustrador realizar uma gama de retoques na sua arte, corrigindo traços, enriquecendo expressões e lhe dando liberdade de alterar detalhes aqui e ali. No Brasil, a HQ foi recentemente relançada pela Panini, numa edição de luxo, espelhando-se na edição americana que comemorou os 20 anos da graphic novel, com capa-dura e papel de alta qualidade, trazendo consigo, além da história homônima propriamente dita, duas extras: Sujeito Inocente, escrita e desenhada por Brian Bolland, que expõe as conspirações de um cidadão médio e seus planos de asssassinar o Batman; e Batman #1, publicada em 1940, que introduz pela primeira vez o personagem do Coringa no imaginário popular. |
|||||||||||
|
|
|
| Sponsored Links |
|
|
#2 | |||||||||||
![]()
Data de Entrada: 15 Jul 2008
Local: SP - SP
Karma: 6 (1162) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
E quanto sai essa brincadeira?
|
|||||||||||
|
|
|
|
|
#3 | |||||||||||
|
We´re all mad here
![]()
Data de Entrada: 16 Jul 2008
Local: Rio
0
R$20,00.
Sabe, mais uma daquelas histórias que eu esperava muito antes de ler =/ Gostei, mas não achei genial não. |
|||||||||||
|
|
|
|
|
#4 | |||||||||||
|
Banned!FaLoL's
![]()
Data de Entrada: 07 Dec 2008
Local: Guaira-Pr
0
Curti bastante, não saquei muito bem o fim, mas é boa.
|
|
|
|
#5 | |||||||||||
![]()
|
0
|
|||||||||||
|
|
|
|
|
#6 | |||||||||||
![]()
Data de Entrada: 05 Jul 2008
Karma: 21 (4063) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
Olha aí, Namus: http://omegageek.com.br/forum/showthread.php?t=2313
Eu fiz esse post dia 05/02. Deve ter lançado nesse dia ou bem próximo. Mas, nossa, esgotou rápido. Fiz uma busca nos sites que lembrei aqui e não achei nada. Depois vou procurar em uns outros que tenho salvo em casa e, se achar algo, te dou um toque. |
|||||||||||
|
|
|
|
|
#7 | |||||||||||
|
We´re all mad here
![]()
Data de Entrada: 16 Jul 2008
Local: Rio
0
Casa da Ceinwyn A Cein é má... por isso ela é foda! Respeite-a! E não a elogie demais, ela não vai passar a gostar de vc pq vc fica de frescura pro lado dela! Então não perca seu tempo com escrotices. By Ly |
|||||||||||
|
|
|
|
|
#8 | ||||||||||||
![]()
|
0
Citação:
Se achar em algum, me avisa! crap |
||||||||||||
|
|
|
|
|
#9 | |||||||||||
|
Çedussaum!
![]()
Data de Entrada: 03 Aug 2008
0
|
|||||||||||
|
|
|
|
|
#10 | |||||||||||
|
Über Gosu
![]()
Data de Entrada: 30 Jun 2008
Local: São Paulo
Karma: 23 (4401) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
Eu comprei uma edição chamada "As maiores histórias de alan moore para a DC" ou coisa parecida, e tem a piada mortal entre elas =p
É muito boa mesmo e mudou de maneira definitiva muita coisa no universo do Batman. Pra quem gostou, vale a pena caçar os outros trabalhos do Moore pra DC, que são muito feras mesmo...
|
|
|
|
|
#11 | |||||||||||
|
ain't gonna study war no more
![]()
Data de Entrada: 08 Aug 2008
Karma: 6 (1128) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
TÔ ACEITANDO DE PRESENTE
eu tava seca pelo longo dia das bruxas mas agora quero esse livretinho ae antes :p
|
|
|
|
#12 | |||||||||||
|
Field Commander Cohen
![]()
Data de Entrada: 01 Jul 2008
Local: Paraíba
Karma: 6 (1190) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
Achei O Longo Dia das Bruxas bem mais-ou-menos. O aspecto whodunnit da história é mal-trabalho e os twists se contradizem o tempo inteiro. A ambientação e abordagem são bacanas, mas o âmago da trama é bem nhé, como quase tudo que Loeb já escreveu, imo.
|
|||||||||||
|
|
|
|
|
#13 | |||||||||||
|
Complementação Humana
![]()
Data de Entrada: 08 Jun 2009
Local: Sakania - Zambia
Karma: 5 (888) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
"O primeiro gibi que gostei..."
Tim Burton tem uma cara qeu entende de gibis tanto quanto eu,.... |
|||||||||||
|
|
|
|
|
#14 | |||||||||||
|
grasinha
![]()
Data de Entrada: 27 Jul 2008
Local: Redmond
Karma: 13 (2588) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
Quando terminei de ler A Piada fiquei com um sentimento de "isso podia ter mais umas 20 páginas". Achei muito curta e a história, de tão densa, poderia render mais. Não sei porque a fizeram tão curta, se era essa a proposta original do Moore ou se foi algo da própria DC.
|
|
|
|
#15 | |||||||||||
|
Sangue Azul
![]()
Data de Entrada: 10 Jul 2008
Local: Santo André/Bauru - SP
Karma: 6 (1050) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
Eu tenho a edição da Abril. É uma das minhas HQs favoritas.
CAMPEÃO DO RIO-SÃO PAULO 1950 Em pé: Luizinho, Nelsinho, Belfare, Hélio, Idário, Baltazar, Touguinha e Nilton. Agachados: Noronha, Cláudio e Bino. HERÓIS DO POVO - OS MAIORES ÍDOLOS DA HISTÓRIA DO CORINTHIANS #15: IDÁRIO Sanches Peinado BOLÃO OMG DO BRASILEIRÃO 2009 - CLIQUE AQUI! Conselho Olifantástico - Olorius - Porque nerd também tem nostalgia! XD Conselho Etílico - Absintórin of Lórien - E vivam os "nerds de esquerda"! [last.fm] |
|||||||||||
|
|
|
![]() |
| Bookmarks |
| Tags |
| a piada mortal, alan moore, batman, brian bolland, coringa, dc comics, opera graphica, panini |
| Opções do Tópico | |
|
|