| Leitura Geeks Espaço para os fãs de Literatura, HQs & Graphic Novels e discussão e avaliação de periódicos nacionais e internacionais. |
![]() |
|
|
Opções do Tópico |
|
|
#1 | |||||||||||
|
The Morphine Child
![]()
Data de Entrada: 23 Jul 2008
Local: Curitiba
0
![]() Os destaques da coletânea ficam para Um Estudo Esmeralda, que mistura o universo estritamente racional de Sherlock Holmes com o de H.P. Lovercraft, povoado de seres irracionais e mistérios indecifráveis. É impressionante como Gaiman consegue conciliar universos tão contraditórios, e como sua narrativa se assemelha à de Sir Arthur Conan Doyle. Para quem já leu algum volume de Sherlock Holmes, as referências e personagens utilizados serão imediatamente reconhecíveis. A Vez de Outubro narra uma reunião dos doze meses do ano, em que cada um é responsável por contar uma história, contanto que esteja dentro do seu mês. O Problema de Susan é para os fãs de C.S. Lewis e suas Crônicas de Nárnia. Uma espécie de continuação da história, mostra o que aconteceu com Susan anos depois dos fins de suas aventuras. Golias, criada para o site do primeiro filme da série Matrix, mostra a visão de Gaiman sobre este universo, apresentando inclusive algumas diferenças sutis em relação com aquele mostrado nas telas de cinema, visto que o autor só havia lido o roteiro da obra para servir como sua inspiração. Como Conversar Com Garotas em Festas se passa em 1977, narrando a aventura de dois amigos adolescente em uma festa onde seus convidados não são simples humanos, mas sim universos e planetas inteiros. Fechando o livro, O Monarca do Vale é um verdadeiro presente para os fãs de Deuses Americanos. Neste conto, Gaiman retoma a história de Shadow a partir do ponto em que havia parado no final do livro, mostrando uma de suas breves aventuras pela Europa, em que encontra personagens como Grendel, originado dos contos sobre o herói Bewoulf. Outro ponto de interesse a mais, é que somente neste conto o verdadeiro nome de Shadow é revelado ao leitor. Estes, e os demais contos presentes em Coisas Frágeis, provam mais uma vez a criatividade e o talento de Gaiman. Sua leitura, embora carregada de referências, é leve e em nenhum ponto se torna cansativa. Mas talvez o maior mérito do autor não seja sua técnica literataria, mas sim a maneira como consegue tornar seus personagens ficcionais tão reais e próximos ao leitor. Em vez de tentar forçar o leitor a acreditar em seres mágicos descrevendo-os de maneira detalista ou demonstrando seus poderes, estes simplesmente aparecem na forma de pessoas comuns, que poderiam ser desde seu irmão até o mendigo que anda pelas ruas pedindo esmolas. E é isso que torna suas obras tão obrigatórias e sinônimo de boa literatura de ficção, num mercado que parece cada vez mais dominado por clones de Harry Potter e Senhor dos Anéis.
|
|
| Sponsored Links |
|
|
#2 | |||||||||||
|
high five
![]()
Data de Entrada: 01 Jul 2008
Karma: 19 (3609) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
Eu ainda não li isso, tinha ouvido algumas críticas ruins, mas depois do post do Kyo estou pensando em adquirir. Bom post e boa dica!
|
|||||||||||
|
|
|
|
|
#3 | |||||||||||
|
Interminável Rubens
![]()
Data de Entrada: 08 Aug 2008
Local: Votuporanga-SP
Karma: 11 (2129) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
Eu tenho e li inteiro. Só dois contos são bons: Como Conversar com Garotas em Festas e Pássaro-de-Sol. O resto não passa de razoável.
Gaiman é overrated demais.
|
|
|
|
|
#4 | |||||||||||
|
Tout peut s'oublier
![]()
Data de Entrada: 28 Dec 2008
Local: Votuporanga/SP
Karma: 6 (1115) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
Pois é... pois é.
O mundo nunca mais foi o mesmo depois de Sandman.
|
|||||||||||
|
|
|
|
|
#5 | |||||||||||
|
Avante e alééééém! /o/
![]()
Data de Entrada: 23 May 2009
Local: Oz
0
"COISAS FRÁGEIS"
Quero comprar, mas vou ler só nas férias mesmo então, estou aguardando um tantinho...Fnac: R$34,20 Saraiva: R$38,00 Livraria Cultura: R$38,00 Lugar mais barato que achei R$ 26,00 - Livraria Phylos - SP Site: http://www.livrariaphylos.com.br ***
|
|
|
|
#6 | |||||||||||
|
- sweet freak devil -
![]()
Data de Entrada: 19 Sep 2008
Local: Rio de Janeiro
0
Eu gostei muito.
Acho que vale cada centavo que eu paguei. O que eu mais gostei foi o 'como conversar com garotas em festas' e 'O monarca do vale'. Sem contar da sinopse do livro que é simplesmente fantástica. '... Enquanto escrevo isto, me ocorre que pecularidade da maioria das coisas que consideramos frágeis é o modo como elas são, na verdade, fortes. Havia truques que fazíamos com ovos, quando crianças, para demonstrar que eles são, apesar de não nos darmos conta disso, pequenos salões de mármores capazes de suportar grandes pressões, e muitos dizem que o bater de asas de uma borboleta no lugare certo pode criar um furacão do outro lado de um oceano. Corações podem ser partidos, mas o coração é o mais forte dos músculos, capaz de pulsar durante toda vida, setenta vezes por minuto, e não falhar quase nunca. Até os sonhos, que são as mais intangíveis e delicadas, podem se mostrar incrivelmente difíceis de matar...'' Neil Gaiman sobre seu livro Coisas frágeis.
|
|||||||||||
|
|
|
|
|
#7 | |||||||||||
|
high five
![]()
Data de Entrada: 01 Jul 2008
Karma: 19 (3609) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
0
Eu comprei esse livro no início desse ano e gostei bastante.
Não é Neil Gaiman em sua melhor forma, O livro do cemitério por exemplo, lançado recentemente é melhor do que os contos apresentados aqui. Dos que eu gostei mais foi justamente Pássaro do Sol, pela temática e pelo final divertido. Gostei de Um estudo em esmeralda, pela inversão de papéis e da surpresa ao no final e O Monarca do Vale, que achei muito bem construído e misterioso. |
|||||||||||
|
|
|
![]() |
| Bookmarks |
| Opções do Tópico | |
|
|